Pax Britannia

Nessa semana começou no Reino Unido a campanha do referendo sobre a permanência do país na União Europeia. O Brexit começa com as declarações do primeiro-ministro David Cameron e do ex-prefeito de Londres Boris Johnson sobre a União Europeia. Enquanto o premiê defendeu que a UE permitiu um período de paz. Johnson afirmou que o bloco europeu tem uma política externa confusa.

Ambos deram a entender que temos uma Pax Britannia onde a participação do Reino Unido na União Europeia foi importante para isso. Mas se lembrarmos que a União Europeia tem com motor a relação entre França e Alemanha e foi complicado para convencer tais nações sobre os benefícios da entrada da nação britânica no bloco europeu em 1973.

A Pax Britannia começou como uma jornada obstinada de Edward Heath tanto como negociador-chefe no governo do conservador Harold Macmillian quanto o próprio Heath se tornou primeiro-ministro em 1970 onde teve uma intensa negociação com o presidente francês Georges Pompidou que permitiu o destrave das negociações em Bruxelas naquele período.

A garantia de acesso ao mercado comum que permitia uma intensa relação comercial entre os países-membros junto com a livre-circulação de pessoas e de bens e serviços. Mas os britânicos ficaram assustados com um cenário de integração política que era defendida pelo então presidente da comissão europeia, o francês Jacques Dellors nos anos 1980.

Agora, tanto Cameron quanto Johnson estão defendendo a Pax Britannia sob diferentes perspectivas. O primeiro-ministro defende a conquista de status especial dentro do bloco enquanto ex-prefeito de Londres quer que o Reino Unido tem uma liberdade fora da UE. Assim, a pax britannia está sob discussão por longas 6 semanas na nação britânica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s