A renúncia de Werner Faymann

Hoje, a Áustria acordou surpresa com a decisão do chanceler social-democrata Werner Faymann de renunciar ao cargo diante do cenário eleitoral onde a extrema-direita ganhou campo nas eleições presidenciais do mês passado com a ascensão Nobert Hoffer. O vice-chanceler conservador Reinhold Mitterlehner assume o comando do país europeu até a escolha de um novo líder.

A renúncia de Faymann é uma surpresa para muitos austríacos. Mas fica claro que ele não tinha forças para lidar com a ascensão de Hoffer tão logo ele vença o segundo turno presidencial marcado para este mês. Tanto conservadores quanto sociais-democratas foram derrotados ao não conseguirem que seus candidatos continuassem na disputa.

Os austríacos estão preocupados com a imigração e a crise humanitária pelo fato de seu território ser usado como um caminho para os imigrantes possam chegar a Alemanha. Tanto que o país iniciou as negociações de um acordo com os países da região da Península dos Balcãs como forma de conter tal onda migratória e proteger suas fronteiras.

A população sentia uma liderança hesitante de Faymann diante da ascensão da extrema-direita como aconteceu nos anos 2000 com Jorg Haider. Mas tão logo que ele morreu em 2008. O eleitorado de Haider descobriu que ele era gay tanto que teve que esconder isso por toda vida para ser aceito como um líder político perante o ceticismo de seus apoiadores.

Em Viena, os sociais-democratas já afirmam que não vão convocar eleições antecipadas diante do cenário de derrota para a extrema-direita. O prefeito de Viena, o social-democrata Michael Haeupl assumirá interinamente o comando do partido até a escolha de um novo líder que será feita em um encontro do comitê executivo em 22 de maio. Assim, a Áustria se despede de Werner Faymann.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s