A vontade de viver

Sempre que converso com os meus amigos. Eu ouço os relatos deles sobre suas frustrações sobre a vida que vivem. É como se fosse um vazio existencial no qual não se tem uma solução para tais problemas e as vezes ficam com inveja porque poucas pessoas conseguem por em prática seus sonhos mesmo que sejam distantes de suas realidades.

Eu vivi um momento de crise existencial em que não fiquei invocando Sartre, Camus e Nietzsche. Tive que fazer uma terapia para por nos eixos e conquistar uma confiança para sair do casulo e começar batalhar por aquilo que é importante para mim. Mas para muitos que estudam a psicanálise como uma forma de lidar com suas neuras existenciais. Isso não é o suficiente.

Aquela pergunta sobre porque poucas pessoas conseguem realizar seus sonhos enquanto outros ficam se remoendo diante de frustrações que vivem ao longo da vida como não ter amigos, ser fora de forma ou ter uma infância complicada cujo os reflexos persistem na vida adulta (isso serve para o meu caso) porque não foram solucionados de forma sensata.

É como se ouvisse pessoas que tem diploma por ter feito uma faculdade, mas tem dificuldades em achar um emprego ou se sente como um robô em uma sociedade mecanizada em seus conceitos que consideram importantes demais para serem modificados. Eles não tem uma vontade de mudar suas vidas mesmo tendo uma ampla capacidade de adaptação e com um conhecimento acumulado.

Mas tais pessoas parecem ter medo das incertezas da vida. Isso me lembra uma vez em que uma amiga me disse que gostava da minha vontade de viver. Mas o ato de acordar com um pensamento realista junto com a capacidade de pôr em prática aquilo que aprendeu durante toda a sua jornada lhe faz uma pessoa capaz de olhar para o futuro sem ter o medo do inesperado.

Deixe uma resposta

