Sadiq Khan

Há uma hora atrás. Londres conheceu seu novo prefeito. O trabalhista Sadiq Khan foi eleito com uma vantagem de 300 mil votos para o conservador Zac Goldsmith. Os conservadores perdem sua joia da coroa para o primeiro muçulmano a ser eleito prefeito em uma cidade conhecida por seu multiculturalismo e que foi o coração do império britânico.

Nunca os britânicos imaginavam em que um filho de um motorista de ônibus pasquitanês pudesse chegar ao cargo de prefeito de uma cidade de 8 milhões de habitantes. Como disse um amigo meu: é como se fosse um colonizado ter conquistado a metrópole. Mas isso traz um panorama político para o Reino Unido prestes a realizar um referendo sobre o Brexit em 23 de junho.

Os trabalhistas perderam o terreno na Escócia para os nacionalistas escoceses e os conservadores. Mas o líder trabalhista Jeremy Corbyn celebrou o fato de ter poucas perdas nos conselhos locais da Inglaterra e ter mantido o controle da assembleia do País de Gales. Mas a conquista de Londres é mais uma vitória de Khan, que se distanciou da liderança do Labour durante a campanha.

Os conservadores sentem o peso da derrota em Londres ao adotar o estilo agressivo de campanhas negativas feitas pelo marqueteiro australiano Lyington Crosby. Isso pode refletir na campanha do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia se os europeístas adotarem um tom positivo do que usar a tática do medo do futuro incerto.

Com o anúncio do resultado das eleições locais na Irlanda do Norte será conhecido amanhã. Fica claro que teremos um longo trabalho para Cameron e europeístas em conquistar o eleitorado. O papel de Khan será fundamental para que os eleitores possam ouvir o filho do motorista explicar que tanto Londres quanto a Europa sempre terão espaço para um muçulmano progredir dentro de uma sociedade multicultural.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s