A disputa britânica

Amanhã, os britânicos vão as urnas para votar no conselhos locais ingleses, parlamento escocês e as assembleias tanto galesa quanto norte-irlandesa. Tanto que a mídia britânica reconheceu que se tratava de uma super thursday junto com as eleições para as prefeituras de Londres e Liverpool. A questão é como se reflete no cenário político.

Em Londres, o candidato trabalhista Sadiq Khan se afastou do novo status quo do partido representada na ascensão do líder Jeremy Corbyn. Para afastar os boatos de não ter convidado Corbyn, mas ele afirmou que o apoia. Já o conservador Zac Goldsmith tem apoio do prefeito londrino Boris Johnson e do primeiro-ministro David Cameron mesmo tendo feitos ataques pesados a Khan na questão de sua relação com líderes radicais islâmicos.

Na Escócia, o SNP pode conseguir mais um mandato caso mantenha a maioria absoluta em Holyrood como um voto de confiança para que a devolução de poderes entre Edimburgo e Londres seja efetiva. No País de Gales, os trabalhistas tentam se manter no poder com quase 17 anos no comando de cardiff mesmo com a ameaça dos conservadores e dos nacionalistas do Plaid Cymru.

Na Irlanda do Norte, os unionistas tentam manter a maioria na formação de uma coalizão com os separatistas do partido Sinn Féin, que é o braço político do IRA. Esse vai ser um duro teste para o unionismo desde da renúncia do first-minister norte-irlandês Peter Robinson no ano passado. O resultado da eleição pode definir a composição do executivo local.

Na Inglaterra, os trabalhistas lutam para manter o controle de conselhos locais que conquistou em 2012, mas que não foi o suficiente para uma vitória do partido na eleição geral de 2015. Esse vai ser um duro teste para Jeremy Corbyn e evitar que seja desafiado em um leadership ballot caso o Labour perca de 100 a 300 conselheiros no pleito da amanhã.

Assim é uma disputa britânica.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s