A ascensão de Trump

Há pouco minutos, o senador texano Ted Cruz anunciou que irá suspender a sua campanha presidencial após a vitória do bilionário Donald Trump nas primárias do partido republicano no estado de Indiana. Isso deixa claro que Trump pode conquistar a indicação dos republicanos na convenção em Julho na cidade de Cleveland, Ohio. Mas como será este Trump?

Trump sempre foi visto como um candidato falastrão e de opiniões controversas. Isso criou uma persona que é bem vista entre a classe média que perdeu os empregos durante a crise financeira de 2008 e vê o presidente Barack Obama como um ser intervencionista em questões domésticas como o porte de armas e hesitante em assuntos geopolíticos como a crise no Oriente Médio.

Enquanto candidatos como Carly Fiorina, Ben Carson, Marco Rubio, Chris Christie, John Kasich e Jeb Bush tinham uma retórica em que hesitava sobre a questão do conservadorismo enquanto Trump afirmava medidas controversas como a proibição da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos junto com a construção de um muro entre México e EUA.

Trump conquistou o eleitorado conservador ao defender os veteranos de guerra e criticar os acordos comerciais com México e China. Ele não falou de temas caros ao conservadorismo yankee como a legalização do aborto, casamento gay a crítica ao presidente Obama em nomear um juiz para a Suprema Corte no lugar do falecida Antonin Scalia.

A grande questão para Trump será unificar o partido em torno de si além de moderar seu discurso para conquistar o voto dos independentes e centristas. Os republicanos temem uma derrota como foi 1964 com o candidato Barry Goldwater e sua visão extremista nos tempos das reformas dos direitos civis. Isso poderá ser o começo da ascensão de Trump?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s