Privatizando a Channel 4

A grande discussão no Reino Unido se trata da renovação da Royal Charter que criou a BBC. Mas poucos prestam atenção do desejo do secretário de Cultura, John Whittingdale de privatizar a Channel 4. A rede de tv de propriedade do estado que permite publicidade. Bem diferente do modelo da BBC que se financia via a receita do License Fee, a licensa de TV cobrada do cidadão britânico anualmente.

Whittingdale defendeu a privatização da Channel 4 durante uma audiência na Câmara dos Lordes na semana passada. Nos últimos anos, a Channel 4 tem sido uma alternativa tanto para a BBC quanto para redes de tv privadas como a Sky News e ITV. Isso permitiu que o canal de TV conquistasse os direitos de transmissão da Formula 1 após a BBC renunciar a mesma.

O Channel 4 foi posta a venda em 1996. Mas não teve compradores interessados. Mas permitiu ter uma gestão bem feita e sem críticas como é frequentes em relação a BBC por gastar muito o dinheiro do pagador de impostos britânico. Tanto que o próprio Whittingdale propõe que a BBC pare comprar formatos como realitys shows para investir em documentários.

Tanto a privatização da Channel 4 e a dura batalha pela renovação da Royal Charter da BBC mostram um partido como o conservador tem que lidar com a mídia sem favorecer o império midiático do magnata australiano Rupert Murdoch, que desejava comprar a operadora BskyB em 2011, mas que foi freado pelo escândalo de escutas ilegais feitos pelo tablóide News of the World.

Não se sabe da palavra do primeiro-ministro David Cameron sobre a privatização da Channel 4. O premiê teve uma péssima performance perante o âncora Jon Snow quando foi questionado sobre o acordo de fornecimento de armas para Arábia Saudita mesmo que o país esteja entre as piores nações em questão de direitos humanos durante a entrevista.

Mas fica claro que a privatização da Channel 4 pode ser mais um tiro no pé para David Cameron.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s