Os 96 heróis de Hillsborough

Quando um torcedor do Liverpool entoa a canção “You’ll never walk alone”. É um sentimento de companheirismo que nasceu diante de uma tragédia como os 96 torcedores mortos no desastre no estadio de Hillsborough em 15 de abril de 1989. Mas hoje, os familiares das vítimas, torcedores do Liverpool e os cidadãos britânicos sentiram o gosto da justiça após um inquérito decidir que as 96 pessoas são inocentes de tal tragédia.

Isso é um ensinamento para os britânicos. A mudança da narrativa começou a ser feita em 2009, quando o secretário de esporte e torcedor do Everton (rival do Liverpool), Andy Burnham, anunciou que os documentos relacionados a tragédia seriam publicadas. Com isso, as famílias criaram um painel independente que foi capaz de revelar os erros da polícia do distrito de South Yorkshire junto com o serviço de ambulância local.

Isto permitiu que um novo julgamento fosse realizado para que se apurasse os erros cometidos pela polícia. O juri levou dois anos para chegar a conclusão que os familiares tanto lutaram pela honra das vítimas. Os 96 torcedores foram inocentados e iniciou-se as investigações onde a polícia de South Yorkshire está sendo questionada por ter obstruído a justiça por longos 27 anos.

Agora, o foco das investigações está na comandante da polícia David Duckenfield. A imprensa britânica estampa o sentimento de dever cumprido das famílias menos o tablóide The Sun e o jornal The Times, ambos de propriedade de Rupert Murdoch. O The Sun encampou a versão da polícia e tanto que foi banido da cidade de Liverpool mesmo pedindo desculpas em 2012.

Hoje, quando a decisão do juri foi divulgado. O Reino Unido percebeu que os individuos são capazes de mudar a versão oficial mesmo com muita luta e o inabalável fé em que um dia a justiça e a verdade fossem conhecidas de forma completa. A face de Andy Burnham após ver que seu esforço não foi em vão mostra que a canção “You’ll never walk alone” fosse cantada como um sinal de liberdade e de homenagem aos 96 heróis de Hillsborough.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s