A política e os meus amigos

Em tempos que é mais fácil xingar um político do que propor um projeto alternativo para o nosso país. Eu tenho que lidar com um certo desconhecimento da população tem sobre questões políticas. Isso me lembra um amigo que cita uma teoria conspiratória com tanta convicção que deixo de prestar atenção a sua fala para ler uma matéria do New York Times.

As pessoas tem que entender que a política não é como um futebol onde as pessoas se digladiam por jogadores que mal chutam uma bola de maneira decente. O Brasil padece do mal de não termos uma tradição política e ainda não saber lidar com o contraditório. Os brasileiros confiam em sites de credibilidade duvidosa do que ler uma Folha de S.Paulo.

Isso as vezes torra a minha paciência. Tanto que a minha mãe me chama atenção por exceder no volume de minha voz quando me deparo com uma situação dessas. Isto lembra a conversa que tive com umas amigas no twitter em que elas reclamavam da falta de pessoas para conversar sobre política de maneira sóbria e sensata para entendermos o Brasil.

Se não bastasse isso, o meu amigo professor da FAAP reclamou do tratamento nada lisonjeiro dado por militantes maoístas por ele simplesmente defender uma tese de viés conservador. Parece que o nosso Brasil é pior do que um jardim de infância sem ter aquela diretora ou o inspetor de alunos (isso me lembra o meu amigo que virou padre que cuida de andarilhos por sua bondade e sempre ficar de marcação em minha pessoa).

Isso nos dá um desânimo sem tamanho. Mas temos esperança de um certo amadurecimento político onde a população possa discutir a política sem ter o fator do fla-flu maniqueista. Assim, meu amigos possam defender suas teses com bons argumentos e possam ter um senso de questionamento sem ter que basear suas teorias de uma fonte de credibilidade duvidosa, xingamentos políticos e maoístas irritados.

Deixe uma resposta

