A retroalimentação do extremismo

Durante a votação do impeachment. O deputado federal Jean Wyllis (PSOL-RJ) deu uma cusparada contra o seu colega de parlamento, Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Isto repercutiu fortemente nas redes sociais com fortes críticas ao comportamento de Jean junto com o fato de Bolsonaro ter adotado uma postura controversa ao ter dito Tchau Querida.

Isso cria uma retroalimentação do extremismo. Em 2011, eu publiquei neste blog um artigo em que fazia controversa defesa do direito de falar de Bolsonaro por acreditar na liberdade de expressão e ser contra os processos movidos por famosos contra qualquer que ousa fazer uma crítica sobre tais personalidades. Não mudo uma virgula de tal texto nos tempos que era um advogado de direita, mas reconheço que encontrei uma voz própria e uma visão moderada do mundo.

Naquela época, Jair estava sendo processado por Preta Gil pelo simples fato de ter dito que ela era uma promíscua em uma entrevista ao programa CQC. O processo correu na justiça carioca onde Bolsonaro venceu no STF onde pedia a cassação de seu mandato, mas teve que pagar uma indenização para Preta. Mas isso foi pouco divulgado pela mídia após quase quatro anos de rito processual.

Mas passados cinco anos, pouca coisa mudou. Vivemos uma polarização no Rio de Janeiro onde a Zona Sul defende Jean Wyllis com veemência enquanto Jair Bolsonaro é louvado pela população da Baixada Fluminense. Ambos alimentam uma retórica onde as críticas mutuas dão lugar as propostas como mudar a vida dos fluminenses em que vivem as agruras do estado falido.

A retroalimentação do extremismo ganha força diante de um debate empobrecido intelectualmente em que não se tem a real noção da realidade fluminense. Invés de defender minorias ou maiorias com atitudes estúpidas. Peço que tais deputados federais possam entender a realidade carioca do que apenas ficaram trocando xingamentos e cusparadas.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s