Vamos ao Senado

Após longas 9 horas de discussão. O processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff foi aprovado pela Câmara. O governo pretende entrar com uma liminar no Supremo Tribunal Federal pedindo a nulidade de tal rito processual. A colunista da Folha, Mônica Bergamo já antecipou que Dilma pode pedir a convocação de eleições antecipadas para outubro.

O que fica claro é que vamos tentar uma solução salomônica cujo o resultado é imprevisível. Se o vice-presidente Michel Temer apareceu sorrindo nas fotos durante o transcorrer da votação. Vamos ter uma longa batalha em torno da sucessão de Dilma diante do fracasso clamoroso obtido na Câmara diante de um nervosismo nas ruas brasileiras.

Tão logo ficou claro a derrota da presidente na Câmara. O governo vai tentar reverter o cenário adverso no Senado. Mas as projeções feitas por jornais e revistas indicam que os votos pró-Impeachment são maioria. O Planalto pode contar com atos protelatórios do presidente da casa, o senador Renan Calheiros, que já afirmou que não vai ter pressa ao analisar a matéria.

O pronunciamento de Dilma tentará contornar uma derrota clamorosa. Se o Planalto jogou a toalha na Câmara. Pode ter suas esperanças no Senado que pode analisar o pedido como foi decidido no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal. Tal corte já deixou claro que não pretende interferir no rito processual no que tange as justificativas do crime de responsabilidade.

Outro mito que caiu por terra é a habilidade política do ex-presidente Lula. Isso mostra que não se pode cantar vitória antes da hora ou bradar a plenos pulmões que não sairá das ruas para defender sua pupila. Agora, os brasileiros vão ter que discutir a política com serenidade e polidez para evitar o discurso nós contra eles. Mas antes de tudo, vamos esperar a decisão do senado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s