A velha articulação

Na política brasileira, os consensos são construídos na base de articulações políticas. Isso foi essencial no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A votação de ontem implodiu com dois mitos da articulação: Michel Temer e Lula. Ambos eram questionados por suas habilidades políticas. Mas os resultados foram diferentes.

Michel Temer conseguiu arregimentar todo o PMDB e outros partidos da base aliada a votar maciçamente na abertura do processo enquanto Lula fazia o trabalho de fortalecer o que restava do grupo de apoio do governo no congresso para evitar uma derrota clamorosa. A questão da articulação se mostrou importante no resultado de tal sessão.

Temer conhecia os meandros do congresso, mas não era bom de púlpito. Lula não era tido como um excelente articulador, mas tinha a fama de falar a linguagem do povo com sua fala simples para encantar o eleitorado. Ambos fizeram uma guerra de foice nos bastidores para que seus interesses fossem atendidos por deputados indecisos até a hora da votação.

Historicamente, o Brasil sempre preferiu os consensos construídos por articulações políticas do que um enfrentamento de divergências tendo o congresso nacional como palco de tais batalhas. A tese que foi defendida de maneira inteligente, mas que tenha um amplo apoio dos deputados e senadores se torna consagrada para ser posta em prática por forma de decretos, emendas e leis.

Se Stalin perguntou ao papa Pio XI quantas divisões militares o religioso tinha. Tal causo pode ser associado no embate entre Lula e Temer. Lula é um Pio XI enquanto Temer foi um Stalin graças a sua articulação política. Agora, os brasileiros querem mudanças em suas vidas tão logo a crise política seja resolvida graças a bons articuladores políticos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s