A ansiedade do povo

Quando vivemos a véspera de um momento histórico. Não sabemos como será a nossa reação seja frustração seja satisfação. Podemos viver uma ansiedade sem precedentes diante do caso do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Hoje, a advocacia-geral da União entrou com uma ação no STF para protelar o processo. Mas como fica o povo nesse momento?

Meus amigos sempre me perguntam sobre o domingo. Todos querem saber como será a votação e de como vai transcorrer o processo de votação caso o STF tanto rejeita quanto aceita os argumentos da AGU. Parece que vivemos um momento em que o país vai parar diante das televisões e computadores para ver quais medidas serão tomadas após isso.

A paralisia de nossa sociedade diante de uma crispação ideológica mostra-se algo complicado de ser resolvido por uma votação tanto na Câmara quanto no Senado segundo o rito processual definido pelo STF no ano passado. A urgência da AGU para que o plenário do STF possa decidir sobre a anulação do processo pode protelar todo o processo.

A grande discussão da sociedade brasileira é termos um ponto final na crise política-econômica que nós vivemos. Isso terá que exigir uma solução que possa ser construída por consensos em que as divergências estejam claras para todos. Temos que lidar com um tiroteio ideológico que cria um clima de nós contra eles que se retroalimenta como se fosse um ódio pessoal.

A nossa ansiedade só vai terminar quando toda essa crise terminar e começarmos a trabalhar para que o Brasil recupere a capacidade de criar emprego e renda. Esse trabalho será hercúleo. Vamos ter que lidar com os problemas de uma nação que precisa amadurecer tanto as instituições quanto a sociedade para evitarmos novas crises onde todo mundo aponta o dedo, mas não tem solução para isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s