Para que ter razão?

Ontem, estava conversando com uns amigos e falando de um projeto que estou montando. Quando um amigo me falou que tal ideia é louca e depois ficou sem reação quando falei de política espanhola dos anos 1980. Estamos em um momento onde as pessoas querem ter a razão em tudo, mas se esquecem de ouvir o contraditório e fazer um lúcido comentário.

A política não é como se fosse um futebol onde cada lance é discutido aos berros. Isso é um empobrecimento intelectual. Podemos ter desavenças, mas temos que construir o consenso a partir das divergências que nós temos. Mas parece que todo mundo quer ter razão em tudo invés de estudar profundamente o assunto em questão e acompanhar de forma sensata.

A política não permite palpites. Os argumentos tem que ser feitos de maneira realista como uma forma de entender as várias realidades de um país tão complexo como o Brasil dos tempos atuais. O conceito de direita e esquerda se contra defasado diante da realidade de um pragmatismo onde se exige resultados a longo prazo quando se põe em prática políticas públicas.

Não posso declarar se eu fosse um estoico como uma maneira de não misturar em uma retórica de nós contra eles ou eles contra nós que se retroalimenta e não permite uma discussão sóbria sobre o momento político do país afundado em um caos econômico que exige soluções impopulares que precisam ser tomadas de forma honesta com a população.

Meu amigo ainda pensa que tem razão sobre o que ele pensa. Mas mantenho um pensamento em que possa analisar de fato os problemas da nação como se fosse um complicado quebra-cabeças em que as peças precisam se encaixar para formar um panorama interessante para que possamos defender ou criticar posições. Quero apenas ter um país melhor.

Um comentário sobre “Para que ter razão?

  1. Entendo sua indignação César também me sinto assim…se você não pensa igual você é do contra!!!Não vejo melhora disso a longo prazo…As pessoas estão radicais demais com algumas coisas e passionais demais com outras…Só resta-nos orar pelo nosso país, porque tá muito difícil…Seu blog é muito interessante, te desejo muito sucesso…Beijos, Anna Nova

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s