O baixar das baionetas

No século 19, o historiador francês Tayllerand deu um conselho para o general e imperador Napoleão Bonaparte em que dizia: “Pode ser fazer de tudo com as baionetas, exceto sentar-se nelas.” Tais palavras não foram ouvidas atentamente por tal líder francês quando foi derrotado em suas guerras nacionais e pessoais na França de tal período histórico

Mas de que baionetas estamos falando no momento político brasileiro? O retroalimentação de um discurso do nós contra eles feito por ambos os lados do espectro político em que não se discute políticas públicas ou a subestimação dos políticos sobre a capacidade dos brasileiros em tomar suas decisões que levam em conta o nosso futuro.

A aprovação favorável do parecer da comissão especial sobre o impeachment de Dilma Rousseff pode ser uma baioneta tal qual o vazamento do discurso do vice-presidente Michel Temer em que pede um dialogo ao país em meio ao momento de acirramento político que vivemos. A grande questão é como a nação vai lidar com isso nos dias que antecedem a votação do mesmo?

Vamos viver um longo tiroteio ideológico em que a sensatez será jogada para o escanteio. Teremos o trabalho de procurar esclarecer sobre as nuances de um pedido de impeachment e o longo rito jurídico que pode ser invocado caso o governo e a oposição se sintam prejudicados tendo a população como meros espectadores ansiosos por uma solução para a crise.

As baionetas citadas por Tayllerand tanto podem ser a retórica quanto pode ser o povo. Mas como vamos reverter o processo onde a crispação política possa criar uma ferida que dificilmente pode ser cicatrizada com a posse de um vice-presidente ou a convocação de eleições antecipadas. Napoleão perdeu a guerra, mas será que o Brasil está atento ao conselho de Tayllerand?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s