Até tu Cameron

Hoje, o Reino Unido discutiu a participação do primeiro-ministro David Cameron em uma conta offshore em um paraíso fiscal aberta por seu finado pai, Ian Cameron, com a ajuda da firma panamenha Mossack Fonseca nos anos 2000. Após relutar sobre a existência de tal arranjo financeiro na quarta-feira em um comunicado liberado por Downing Street.

Mas na noite de hoje, Cameron afirmou que tinha uma participação na Blairmore Holding, empresa aberta em um paraíso fiscal aberto por seu finado pai nos anos 2000. Mas vendeu sua parte em 2010 junto com a sua esposa Samantha. Agora, membros do partido trabalhista pedem a renúncia de Cameron em um momento delicado do Reino Unido.

As eleições locais de maio junto com o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia soam como uma trovoada em Westminster. O fato de Cameron nunca ter sido um master of the house dentro do partido conservador como foi o trabalhista Tony Blair entre 1994 a 2007 mostra que um simples pedido de renúncia pode abalar o governo britânico.

Não se sabe se o jornal The Guardian ou a rede pública de rádio e tv BBC estão dispostos a abrir uma guerra aberta contra o primeiro- ministro. Ambas fazem parte do ICIJ e apuraram as denúncias do escândalo Panama Papers. Outro fato é que Cameron deu tal declaração para a rede de TV ITV. Usualmente, o primeiro-ministro sempre faz um pronunciamento em que não favoreça uma emissora especificamente.

O líder da oposição trabalhista Jeremy Corbyn pediu que uma investigação independente sobre tal escândalo financeiro. Mas o estrago já foi feito. David Cameron terá longas semanas de explicação sobre porquê fez parte de tal empresa offshore antes de assumir o poder e defender uma postura contra a sonegação fiscal? É mais uma decepção para os conservadores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s