Convoquemos eleições

O Brasil vive uma instabilidade política sem precedentes. Se a população não confia em seus representantes e as instituições estão fazendo seu trabalho de garantir a ordem no país. Ficou claro que a saída é a convocação de eleições antecipadas dada a desconfiança se nós sentimos com a classe política. Mas como se faz isso em uma nação que adotou o sistema presidencialista?

Quem defende a convocação de novas eleições como o jornal Folha de S.Paulo. O presidente do senado Renan Calheiros e a líder do partido Rede, Marina Silva julgam essa é uma medida necessária diante da gravidade da situação política que nós vivemos porque daria legitimidade para se fazer reformas impopulares para que o Brasil saia da crise política-econômica que vivemos.

Mas o cenário de uma eleição antecipada só prevista em caso de impeachment do presidente e do vice em caso de não completarem a metade do tempo de mandato após o mesmo. Isso é uma solução adotada em países de sistema parlamentarista em que um premiê pode convocar um pleito antecipado como forma de solucionar um impasse político ou se reafirmar perante a população pelo voto.

A convocação de uma eleição geral antecipada pode trazer problemas justamente em um ano eleitoral com a disputa municipal. Ainda estamos sobre uma ampla discussão sobre o impeachment. Não sabemos qual solução jabuticaba que pode ser adotada para solucionar a crise que vivemos. Os pleitos municipais vão se focar na questão nacional do que nos problemas locais.

Prefiro que as eleições sejam antecipadas para 2017. Isso permitiria um maior planejamento e que caso da queda do presidente e de seu vice. Que possa assumir o cargo um gabinete tecnocrata liderado por uma liderança que esteja comprometida a fazer uma transição sensata e que a população possa discutir isso de maneira lúcida como uma forma de evitarmos uma crispação sem precedentes em nossas vidas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s