Panama Papers

Desde de domingo passado, o mundo está discutindo as revelações feitas por investigações do ICIJ sobre 11.5 milhões de documentos da firma de serviços financeiros panamenha Mossack Fonseca. As descobertas envolvem 12 líderes mundiais junto com empresários e celebridades ao longo de 40 anos de documentação revelada.

O mérito da investigação é do ICIJ junto com órgãos de empresa que foram atrás da verdade e fizeram uma apuração séria sobre a farta documentação descoberta. Aqui no Brasi, a investigação mostra empresas envolvidas com a operação Lava Jato neste primeiro momento. Nos próximos dias, novos documentos podem ser revelados pelo portal UOL junto com o jornal Estado de S.Paulo e a Rede TV.

Há poucos minutos, a BBC One exibiu uma edição do programa de investigações Panorama sobre o caso. No Reino Unido, a imprensa chama atenção pelo fato do pai do primeiro-ministro britânico David Cameron ter se envolvido com uma atividade ilícita junto com a firma panamenha Mossack Fonseca antes de morrer há alguns anos atrás. O premiê não se pronunciou sobre o assunto.

A diferença da investigação feita pelos documentos revelados no Panama Papers para os vazamentos feitos pelo site Wikileaks em 2010 foi a ampla apuração dos dados além do trabalho jornalístico de investigação que foi feito durante um ano pelo ICIJ até que fosse divulgado na noite de domingo. Isso muniu de argumentos e dados sobre um esquema de corrupção e de sonegação fiscal.

A grande questão é como vai ser nos próximos dias. Na Islândia, o primeiro-ministro Sigmundur Gunnlaugsson está tendo que se explicar e a população exige a renúncia do mesmo. Na Argentina, o presidente Mauricio Macri pode ter a sua imagem de reformista e bom gestor abalada por esse escândalo em poucos meses de mandato. O Panama Papers fará bons estragos assim que novos documentos forem revelados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s