Kim Philby

Kim Philby, British double agent, reveals all in secret video

Fonte: BBC

As noites de domingo sempre me reservam boas histórias. Mas agora descobri que existiu um agente secreto britânico que trabalhava para os soviéticos durante a Guerra Fria. Seu nome é Kim Philby. Agora, a BBC descobriu um vídeo onde Philby deu uma palestra para a polícia secreta da Alemanha Oriental; a temida Stasi em 1986 onde confessou sua traição a pátria da Rainha Elizabeth II.

A descrição do relato de Philby feito pelo correspondente de segurança da BBC, Gordon Corera mostra com detalhes como um espião britânico serviu de agente duplo para favorecer os soviéticos. Kim é tratado como um herói pela Stasi por virar as costas para o lado capitalista pelo seu ideal socialista tão declarado em seu desejo de ajudar a União Soviética.

Philby se sentia como um estranho no ninho por lidar com um sistema de classes que era o império britânico onde os oficiais do MI6 eram recrutados por seus superiores em universidades britânicas. Isso foi relatado nos livros de Ian Fleming, um ex-agente secreto da marinha britânica na série de livros 007 que alçou a fama de ser personagem mais famoso, James Bond.

Mas a palestra de Philby mostra que agia pelo ideal socialista mesmo estando em um serviço de espionagem reconhecido por sua eficiência como o MI6. No vídeo, ele reconheceu que traiu a pátria britânica para ser tido como um herói para os regimes comunistas alinhados mesmo não querendo publicidade sobre seus atos de espionagem a serviço de Moscou

Kim Philby  viveu na União Soviética até a sua morte em 1988. Ele não viu que seus serviços de espionagem não evitaram o fim de tal nação que prestou serviços de espionagem como agente duplo foram em vão em 1991. Agora, ele está sendo relembrado como o traidor que agiu por um impulso socialista, mas que tem uma grande mácula em sua história pessoal.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s