Cadê os argumentos?

Hoje, a internet foi palco de uma discórdia. Tudo por causa do texto de Wagner Moura publicado no jornal do Folha de S.Paulo onde questiona a validade do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Isso gerou uma crítica pesada do blogueiro da Veja e colunista da Folha, Reinaldo Azevedo onde questionou a inteligência do protagonista da série Narcos.

O Brasil de hoje virou um conflito aberto entre a esquerda e a direita. Mas sinto falta dos argumentos. Tanto Azevedo quanto Moura se esqueceram que o leitor é um ser inteligente e tem um senso crítico seja para criticar seja para elogiar qualquer ponto de vista apresentado por ambos. Isso cria uma boa ideia sobre a democracia que nós vivemos hoje.

A convergência ou consenso é criada de uma ponte de via dupla entre as divergências de seres pensantes de várias ideologias. O Brasil convive em uma eterna ilusão onde a cordialidade consensual é necessária para que reformas essenciais como tributária, previdenciária e política precisam ser aprovadas após longas negociações no  congresso brasileiro.

Não temos a apresentação de agendas políticas onde ficam claras as propostas dos partidos sobre tais assuntos que estão na pauta do congresso brasileiro. Isso lembra a Espanha pós-franquista em que o Pacto de la Moncloa foi um artificio para unir tanto conservadores quanto socialistas para aprovação de reformas e questões relacionadas aos interesses de estado.

O Brasil ainda está engatinhando na questão democrática. Festejo o fato de termos uma discussão entre seres pensantes como Wagner Moura e Reinaldo Azevedo permitam uma reflexão sobre o futuro do nosso país seja feito em negociações abertas e transparentes do que em uma reunião fechada de empreteiras. Assim é uma democracia no mundo moderno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s