Não entendo as ideologias

Semanas atrás, um senhor de 51 anos me bloqueou no facebook pelo fato deste que vos posta defender a democracia. Apesar de não ser petista. Ele era um daqueles cinquentões que defendem a intervenção militar como uma forma de salvar a nação da investida comunista. Mas como o Brasil chegou este nível de crispação política medíocre?

Nosso país vive um conflito de gerações onde a nostalgia esconde uma realidade. Enquanto os cinquentões defendem o militarismo por causa da probidade dos generais-presidentes. Os jovens de esquerda defendem os movimentos sociais para a manutenção dos políticos ligados a tal ideologia dominante onde tudo justifica os atos ilícitos.

Ambos os espectros políticos não consegue propor um plano que possa estabelecer um norte para o país. Não temos uma agenda política tanto de direita quanto de centro e esquerda. Os militantes não procuram estabelecer uma forma de governar sem ter que fazer política sem ter que apelar para o aparelhamento de estado como uma manutenção do poder.

Lembramos do priismo mexicano que dominou o México por longos 71 anos com dedazos e eleições de cartas marcadas em que foi marcado por um projeto nacionalista com estatização e amplas reformas como a reforma agrária. Mas isso impediu o desenvolvimento da economia mexicano até a modernização promovida pelos governos conservadores entre 2000 a 2012.

O Brasil precisa fazer reformas estruturais para ser tornar um país competitivo. Mas como iremos fazer mudanças tão drásticas que possam causar efeitos colaterais entre a sociedade. A democracia exige amplas discussões sobre o futuro da nação em questões relevantes. Mas não entendo como as ideologias querem salvar a nação se mal conhecem a realidade do Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s