Adeus Indy

Ontem, o Reino Unido se despediu do jornal The Independent. O diário encerrou suas atividades por causa de seguidos prejuízos em sua versão impressa e os donos, a família Lebedev resolveu focar seus esforços no site do mesmo como uma forma de ter um retorno financeiro de um periódico que sempre inovou entre os seus concorrentes na rua Fleet Street.

O Indy como era chamado pelos leitores começou a circular em 1986 oferecendo uma linha editorial de centro-esquerda junto com inovações como uma edição em cores publicada aos sábados junto com um preço justo para conquistar o público que vivia entre o The Guardian, The Times e os tabloides sensacionalistas como o The Sun e o Daily Mail.

Mas a estratégia agressiva do magnata austrálio-americano Rupert Murdoch que abaixou os preços do The Times e do The Sun prejudicou a estratégia de circulação do Indy. Tanto que o jornal distribui-a 40 mil exemplares em sua última edição de ontem. Várias mudanças foram feitas como a adoção do padrão tabloide como forma de atrair os leitores.

Mas o legado do Indy foi mostrar uma posição de centro-esquerda que sempre questiona qualquer posição adotada pelo governo ou até mesmo da oposição. Isso mostra uma rara independência editorial que foi preservada ao longo de 30 anos de circulação do Indy e ajudou outros jornais do mesmo espectro político como o Daily Mirror e o The Guardian.

Vou sentir saudades do The Independent. Um jornal que fazia um jornalismo corajoso. Teremos a edição online e seu site que tem um bom público assinante de seu conteúdo. Mas será que esta nova fase do Indy não vai mudar o espírito contestador feito por tal diário ao longo de 30 anos de vida. Vamos ter que se acostumar com o fim do Indy e agradecer pelos bons serviços prestados ao Reino Unido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s