Jia Jia

Hoje, a BBC revelou que o jornalista chinês Jia Jia desapareceu quando estava no aeroporto de Pequim para viajar para Hong Kong. Tanto jornais hongkongers quanto diários taiwaneses denunciaram isso. Jia teve a coragem de publicar uma carta aberta pedindo a renúncia do presidente chinês Xi Jimping em um site de noticias ligado ao partido comunista.

Não se sabe quem é autor da carta. Mas fica claro a repressão da ditadura comunista diante da dissidência. Desde do sumiço de 5 editores hongkongers no começo do ano. O estado chinês tem se esforçado em manter as aparências e temendo uma reação caso a população desperte a consciência sobre tais desaparecimentos e eventuais censuras ao conteúdo declarado como anti-comunista.

Desde do começo da crise econômica que abateu a economia chinesa. O começo de uma dissidência contra o governo Xi Jimping mostra-se importante. A carta anônima pedindo a renúncia de Jimping por causa da volta do culto a personalidade feita pelo presidente se mostra corajosa e ao mesmo tempo, arriscada diante do recrudescimento da censura governamental.

O temor de Jia é que a China voltasse aos tempos negros de revolução cultural feita por Mao Tse-Tung entre 1966 a 1976. Naquele periodo, qualquer pessoa que não atendia os preceitos do comunismo puro propalado por Mao era mandado para campos de trabalhos forçados. Isso assusta a liderança comunista diante do cenário de crise e a concentração do poder de Xi Jimping.

O desaparecimento de Jia Jia tem que ser divulgado pela imprensa internacional por ser um claro ataque a liberdade de expressão mesmo que a China permanece como uma ditadura comunista sem escrúpulos. A questão do sumiço de Jia Jia vai ser amplamente divulgado por jornais hongkongers e taiwaneses. Mas será que veremos Jia Jia vivo após a essa campanha?

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s