Qual é o assunto

A humanidade sempre tem os seus momentos de alienação de assuntos importantes para a vida. Mas hoje, uma amiga minha me perguntou sobre as primárias nos Estados Unidos por não entender a mesma. As vezes, meu amigo AVC me manda uma tonelada de dados sobre o seu clube de futebol de coração, o alemão Borussia Dortmund (coisas da globalização, meus amigos).

Mas penso que os meus amigos citados tem pouco tato quando conversam com outras pessoas quando falam do Borussia ou perguntam sobre um assunto que não conhece. A assimilação de notícias junto com o domínio de um conhecimento cria a famosa fala de que tal pessoa é culta. O que não deixa de ser verdade. O problema é como lidar com tais pessoas que dominam isso.

Dividir o conhecimento é a plenitude da inteligência. Mas precisa ter o dom de conseguir explicar algo distante para uma pessoa não familiarizada com assunto em questão porque isso cria uma sensação de inferioridade. É como mostrar que tal pessoa é uma burra por não entender algo que você fala e fica com medo de interromper para lhe perguntar sobre o que está falando.

As vezes penso que irrito o professor da FAAP ao lhe avisar sobre as primárias americanas ou tenho que ouvir o senhor de 51 anos divagando sobre Freud como uma forma de contar vantagem sobre mim. Quero esclarecer e entender o mundo que vivemos sem ter que apelar para uma teoria freudiana que fala do sexo como a essência da humanidade ou fazer uma resenha do novo livro de Henry Kissinger.

A díficil missão de escrever sobre o mundo e a humanidade é muito interessante para quem está disposto a isso. Mas temos que ter a consciência de que uma parte do seu público não entender sobre o que você está falando. A melhor coisa para se fazer é ler e estudar sobre os enigmas da humanidade (e não ficar lendo noticia de mulher gostosa no Ego) para conversar sobre democracia americana e Borussia Dortmund.

Deixe uma resposta

