Os mortos de Ancara

Ontem, mais um atentado terrorista atingiu a capital da Turquia, Ancara. Um carro-bomba matou 37 pessoas e feriu 71 no centro da cidade. A reação do governo turco foi culpar a minoria curda e iniciou uma campanha de bombardeio no norte do Iraque para enfraquecer o grupo terrorista curdo PKK. Mas nenhuma organização assumiu a autoria do atentado em Ancara.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou em pronunciamento que vai dobrar os joelhos dos terroristas. Este foi o terceiro atentado em Ancara no espaço de tempo de 5 meses. A grande questão é que se adotar o discurso contra os curdos será a solução para conter terrorismo. Mas fica claro que o país tem que lidar com grupos como o próprio PKK e o Daesh.

O processo de paz com os curdos foi solapado por uma vontade megalomaníaca de Erdogan. Sempre que acontece um atentado. O presidente turco acusa a minoria e ainda não age para conter as ameaças do Daesh. Mas isso está criando um amplo debate na Turquia onde a questão da segurança nacional está sendo desvirtuada para censurar a imprensa.

Se nenhum grupo assumiu a autoria do atentado. Temos que ter o trabalho de apurar a história mesmo que o governo anuncie ter preso pessoas envolvidas no ato de forma rápida. Não sabemos a linha de investigação adotada pela polícia turca. Sempre vamos identificar os suspeitos ou terroristas mortos. Mas não temos a certeza sobre a versão oficial.

Quando temos um conflito aberto como entre turcos e os curdos. Uma verdadeira investigação deve ser feita mesmo que a imprensa e a população estejam de mãos atadas. Isso é importante como uma forma de demonstrar respeito a memórias da vítimas e seus familiares que sentiram uma perda. Os mortos de Ancara não devem ser esquecidos pelos próximos meses e anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s