O ponto fraco de Trump

Ontem, a CNN realizou o debate entre os pré-candidatos republicanos Donald Trump, Ted Cruz, Marco Rubio e John Kasich. O que ficou claro que o ponto fraco de Trump é a política externa. Mesmo acostumado a adotar um tom provocador que despeja insultos a qualquer um que lhe faça críticas. Trump adotou uma postura sóbria durante o encontro de ontem sem ter insultos e afins.

A iminente vitória de Trump nas primárias nos estados de Ohio e Flórida pode acabar com as pretensões presidenciais de Marco Rubio e John Kasich. Ambos dependem de tais votações como uma forma de se manter no páreo. Mas as pesquisas indicam que Trump pode vencer na próxima terça mesmo tendo uma formidável rejeição entre o status quo dos republicanos.

Hoje, Trump ganhou o apoio de Ben Carson. Este é o segundo candidato das primárias que apoia Trump. O governador de New Jersey, Chris Christie já declarou seu engajamento a Donald. Isso mostra quão dividido está o partido. A obsessão em derrotar a democrata Hillary Clinton pode ser um fator de união entre os republicanos antes da convenção partidária de julho.

O foco dessa nova retórica é conquistar o eleitorado latino. Mesmo tendo dois senadores de descendência cubana como Marco Rubio e Ted Cruz. Ainda se tem uma resistência em torno de tais nomes por não adotarem uma posição em favor da legalização de mais de 11 milhões de imigrantes ilegais através de uma reforma no sistema de imigração que vem sendo postergada desde do governo George W. Bush.

Se Kasich, Cruz e Rubio querem derrotar Trump. Eles vão ter que adotar uma postura focada em questões externas. O único que apresentou proposta para política externa foi o senador Lindsey Graham em que pedia o emprego de tropas militares no Oriente Médio. Essa pode ser a nova trincheira onde o ponto fraco de Trump vai ser explorado a exaustão para evitar uma derrota para Hillary Clinton em novembro de 2016.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s