Zaman

Sexta-feira passada, a justiça turca decretou a intervenção no jornal de mais lido do país, Zaman. A decisão se baseou no fato do diário ser propriedade de Fetullah Gulen, um clérigo muçulmano e inimigo político do presidente Recep Tayyip Erdogan. Nos últimos três anos, o Zaman adotou uma postura combativa contra o governo de Erdogan, mas pagou o preço de ser contra o mandatário da nação.

A redação foi invadida pela polícia que teve que enfrentar uma multidão de manifestantes favoráveis a liberdade de imprensa. Tão logo que os jornalistas foram expulsos. O jornal adotou uma postura de elogiar o governo de forma proselitista. Mas a última edição anterior a intervenção. O Zaman estampou uma capa preta alertando o perigo da violação da constituição.

Isso mostra que Erdogan tem pouco apreço pela constituição e pela liberdade de imprensa. A Turquia ocupa os últimos lugares nos rankings de países que censuram a mídia. A intervenção do Zaman reforça a tese que o presidente turco gosta da livre-manifestação de ideias. Desde que seja de seu agrado e que não faça críticas ao seu governo ou denuncie escândalos de corrupção.

Nos últimos anos, vários jornais de oposição foram fechados pelo governo. A constituição de 1980 em seu artigo 301 considera insultos contra o espírito turco e o estado crime com pena de prisão. Tal lei nunca foi mudada por governos posteriores ao regime militar de 1980 a 1983. Tal clausula foi usada em um processo penal contra o escritor Orham Pamuk em 2006. Mas a justiça arquivou o caso quando ele ganhou o prêmio Nobel no mesmo ano.

Os turcos tem que ir as ruas para exigir a preservação da liberdade de expressão. Erdogan está querendo enfraquecer os parlamentares de origem curda tirando-lhe direitos e a imunidade parlamentar. As fotos da resistência dos manifestantes em frente a sede do Zaman mostra que a liberdade está sendo defendida de forma honesta e consciente pelo mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s