Flint, Michigan.

Ontem, a CNN realizou o debate entre os pré-candidatos democratas Bernie Sanders e Hillary Clinton. Mas invés de atacar os republicanos. Os dois postulantes decidiram discutir os problemas dos Estados Unidos. Tanto que a escolha do local do encontro tem um forte simbolismo onde uma disputa tão acirrada precisa encarar os problemas de um país.

O condado de Flint, no estado de Michigan sofre uma crise de fornecimento de água. As acusações de que os governos tanto estadual quanto municipal não agiram para deter tal problema. Além do fato de Michigan tem uma grave crise desindustrialização com o ostracismo da outrora indústria automobilística que foi o símbolo do sonho americano personificado na cidade de Detroit.

Hillary defendeu o pacote de ajuda as montadoras americanas feito pelo presidente Barack Obama enquanto Sanders criticou o socorro do governo aos bancos e investidores de Wall Street. Mas ambos concordaram com os problemas de desigualdade social e o racismo enfrentado pelos negros como violência policial e a falta de empregos para a população afro-americana.

Bernie e Hillary contaram experiências pessoais quando atuaram a favor dos negros ao longo de suas carreiras políticas. Isso ajudou os democratas junto com o formato do debate onde a plateia fazia perguntas aos candidatos sobre a questão do porte de armas de fogo até a criação de empregos. Mas a maioria das perguntas era sobre como iriam atuar no caso Flint como a aplicação de punições aos responsáveis da crise.

O debate democrata deixa bem claro que o partido pretende discutir os problemas dos Estados Unidos enquanto os republicanos vivem uma guerra civil entre populistas e moderados que enfraquece o mesmo. Mas a pergunta que fica é se a população de Flint está satisfeita com as respostas oferecidas pelos democratas? A resposta será conhecida em 8 de novembro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s