O alerta de Hollande

Hoje, o primeiro-ministro britânico David Cameron fez uma rápida visita a França para cúpula franco-britânica. Além de discutir a situação dos refugiados no porto francês de Calais que desejam ir ao Reino Unido. Cameron ouviu um puxão de orelha de Hollande afirmando que uma eventual saída da Grã-Bretanha da União Europeia teria grandes consequências para a Europa.

O alerta de Hollande vem ao mesmo tempo que o ministro da economia francês, Emmanuel Macron defendeu a vinda dos investidores estrangeiros para La Defense após a saída do Reino Unido na União Europeu em entrevista ao diário financeiro britânico Financial Times em sua edição dessa quarta-feira como uma forma de dizer que a França é um bom lugar para se investir.

Tanto as palavras de Hollande quanto a entrevista de Macron mostram que a França adota um discurso ambíguo em relação ao Reino Unido. Mesmo que os franceses terem concordado com o acordo que deu status especial aos britânicos. Ficou claro que Paris já trabalha em um cenário onde o Brexit seja efetivado em um futuro próximo com duras consequências para a Europa.

No Reino Unido, a campanha anti-Europa ganhou músculos com a adesão de secretários como Michael Gove (Justiça) e Iain Duncan-Smith (trabalho e pensões) junto com o prefeito de Londres Boris Johnson. No lado pró-Europa teve uma surpresa pelo apoio do ministro das finanças da Alemanha, Wolfgang Schäeble durante a sua rápida visita a Londres.

Cameron e Hollande terão que discutir outras questões como a crise humanitária nas estações do Eurotunel entre as cidades de Dover e Calais. França e Reino Unido tem um tratado em que as fronteiras são geridas de forma conjunta. Mas isso foi esquecido pela imprensa que está mais preocupada com a situação política do Reino Unido e sua indecisão sobre a permanência na União Europeia.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s