20 anos sem Caio F.

Hoje é uma data que poucos se lembram. Faz 20 anos da morte do escritor Caio Fernando Abreu. Mas os jovens gostam deste ser que se foi em 1996 por sua escrita simples e a forma que encontrou de criar um dialogo com as palavras. Nunca tive a oportunidade de ler os romances e contos produzidos por tal pessoa. Mas reconheço que fez uma revolução na língua portuguesa por ter uma linguagem que entende os jovens.

A juventude sempre envolve as incertezas da vida e de qual forma vamos nos assumir perante a sociedade. A sinceridade feita de forma simples e que permita que o leitor possa entender as angústias e frustrações de um ser que não consegue se expressar. As palavras escritas em uma folha de papel ou em uma rede sociais costumam ser as nossas melhores amigas.

Se temos blogs onde os adolescentes expressam seus dilemas e suas vidas de forma anônima. Estes jovens viram o esforço de Caio F. em seus livros em falar de temas como amor e homossexualidades que foram tratados de uma maneira interessante. Era como se fosse um dialogo entre um escritor angustiado com um leitor que lhe tenta compreender como se fosse o seu melhor amigo.

Hoje, Caio F. é citado em redes sociais com suas frases tão originais quão sinceras. Era como se fosse aquele ser que gosta de dar conselhos aos outros através de palavras escritas. Os jovens estão conhecendo um escritor que teve o mérito de retratar sua vida por meio de metáforas e analogias onde os problemas e a vida são descritos de maneira simples e sincera.

Os jovens gostariam de ter conhecido Caio F. para lhe agradecer por abrilhantar suas vidas ao falar deste enigma não como um grão-mestre com as respostas prontas do tempos atuais. Mas sim como uma pessoa que viveu bastante suas paixões e sentimentos onde fez questão de não esconder isso para dizer que este mundo precisa de pessoas tão corajosas como Caio F.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s