Até tu, Boris

Mal começou a campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia. O campo anti-Europa ganhou um excelente apoio. O prefeito londrino Boris Johnson anunciou sua adesão ao grupo que é contra o acordo costurado pelo primeiro-ministro David Cameron. Ele deu uma declaração a imprensa na tarde. Mas o argumento viria em sua coluna publicada pelo jornal Daily Telegraph da amanhã.

Boris defendeu que o Brexit como uma forma do Reino Unido pudesse uma maior liberdade para assinar um acordo de livre-comércio com outros páises. Além de evitar uma maior federalização da União Europeia que diminua o poder dos parlamentos nacionais. Neste ponto é defendido afinco por Boris em sua coluna no Daily Telegraph que já ganha repercussão no Reino Unido neste final de noite (horário de Londres).

A adesão de Boris ao campo anti-Europa pode tanto lhe catapultar o prefeito londrino a liderança do partido conservador quanto lhe criar problemas na sua sucessão a prefeitura de Londres tendo Zac Goldsmith como o candidato tory. Johnson é um pendulo dentro dos tories pelo fato de ter um grande apoio popular além de ter uma escrita e fala de fácil entendimento entre os britânicos.

A grande discussão de amanhã no Reino Unido será como fica o campo político. Tanto o primeiro-ministro conservador David Cameron quanto o líder da oposição trabalhista Jeremy Corbyn irão prestar contas na câmara dos comuns. Ambos apoiam a permanência do país na União Europeia. Mas enfrentam um revigorado grupo eurocético tendo políticos populares como o próprio Boris e o eurocético Nigel Farage.

O artigo de Boris Johnson pode criar uma luta interna dentro do partido conservador, históricamente europeísta. Mas desde da ascensão de Margaret Thatcher e sua visão de uma Europa sem ter uma federalização criou uma nova visão dentro dos tories. Agora, Cameron consegue um acordo que cria um status especial para o Reino Unido dentro da União Europeia. Mas enfrenta uma formidável oposição de Boris Johnson.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s