O encontro de Downing Street

Hoje, o primeiro-ministro britânico David Cameron se reuniu com o seu secretariado para discutir a posição oficial do governo em questão do acordo que garante a permanência do Reino Unido na União Europeia. Após a reunião, Cameron anunciou a data do referendo para o dia 23 de junho e afirmou que a votação será uma decisão de uma vida inteira para os britânicos.

Mas é nítido o racha dentro do secretariado conservador. Entre os europeístas contam com apoio da secretária do interior Theresa May e o chancellor of exchequer George Osborne. No lado eurocético estão o secretário de justiça, Michael Gove; e seu colega de cultura, John Whittingdale; e de trabalho e pensões, Iain Duncan-Smith. Mostra-se uma tensão em Downing Street.

No primeiro referendo sobre a União Europeia em 1975. O primeiro-ministro trabalhista Harold Wilson deu carta branca para o secretário de relações exteriores James Callagham para negociar o acordo. Mas havia uma clara divisão entre eurocéticos e europeístas representados por Tony Benn e Roy Jenkins respectivamente que protagonizaram uma acalorada discussão em um debate do programa Panorama, da BBC One.

Agora, Cameron permitiu que seus secretários tivessem liberdade para adotar qualquer posição sobre tal assunto. Mas um fator decisivo será a posição adotada pelo prefeito de Londres Boris Johnson. Johnson é considerado um dos políticos mais populares do Reino Unido e tem se mostrado reticente em relação ao acordo entre a nação britânica e União Europeia nos últimos dias.

As palavras de Cameron ditas hoje em Downing Street mostram como será difícil nos próximos meses a campanha tanto pró-Europa quanto pró-eurocética. Se David disse que será a decisão de nossas vidas mostra que seu esforço não foi em vão. Mas ainda vai precisar de confiança de ambos os lados para mostrar qual é a melhor decisão que pode  ser tomada pelo voto no dia 23 de junho de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s