Cameron dobra Bruxelas

Há poucos minutos, o primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou que conseguiu um acordo que garante a permanência do Reino Unido com a União Europeia com a contrapartida de um status especial em questões como regulação financeira e uma quarentena de 7 anos para que imigrantes do países-membros do bloco europeu tenham acesso aos programas assistencialistas do governo britânico.

Podemos considerar que isso é uma vitória de Cameron. Mas ainda está longe de terminar. Amanhã, Cameron irá se reunir com o seu gabinete para decidir a posição oficial do governo sobre o acordo e poder anunciar a data do referendo que poderá ser realizado em junho. Não se sabe a reação tanto dos eurocéticos quanto dos europeístas neste momento vital na história britânica.

Durante a tarde de hoje, a BBC afirmou que o secretário de justiça Michael Gove poderia ser juntar aos eurocéticos. Mas a campanha do não pode ter o apoio do prefeito de Londres, Boris Johnson. Boris é um político muito popular entre os britânicos. O resultado da reunião pode consolidar a posição pró-Europa mesmo com secretários discordando da proposta de Cameron.

Cameron conseguiu dobrar Bruxelas mesmo tendo a sua liderança contestada dentro do Reino Unido. A resistência dos países da Europa Central, França e Áustria mostrou ser frágil diante do interesse comum do pragmatismo da Alemanha e da Comissão Europeia que fizeram concessões para evitar a saída do Reino Unido do bloco europeu de maneira sútil e consistente.

Agora, o primeiro-ministro terá uma longa discussão com a população sobre as vantagens do acordo que deu um status especial para o Reino Unido em contrapartida do país permanecer na União Europeia. Mas os próximos meses serão intensos tanto por causa das eleições locais na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte além do próprio referendo que será realizado em junho. Mas de momento, Cameron dobrou Bruxelas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s