A batalha de Bruxelas

Hoje, o primeiro-ministro britânico David Cameron foi a Bruxelas para tentar mudar o rumo das negociações para a permanência do Reino Unido na União Europeia. Mas encontra um longo desafio de convencer o bloco europeu de suas propostas de reforma da UE. A primeira rodada de negociações criou impasses em torno dos pontos polêmicos da mesma.

Isso que inclui pontos como a proteção dos países que não fazem parte da zona do Euro. A soberania dos parlamentos nacionais para vetar legislações europeias. Vetar qualquer mudança na regulação financeira para proteger Londres e criar uma quarentena de 4 anos para imigrantes europeus para receberem auxílio financeiro do Reino Unido e que remetem tais quantias para sua terra natal.

Isso criou uma resistência tanto para os países de leste europeu que defendem os interesses de seus cidadãos que vivem no Reino Unido quanto para a França que não quer privilégios para Londres na questão de oferecer serviços financeiros a baixo custo e com uma menor regulação. Esse foi o ponto central da fala do presidente francês François Hollande hoje em Bruxelas.

Cameron quer conseguir um acordo definitivo para convocar um referendo para junho. Mas fica nítido que as negociações irão se arrastar até março por causa da falta de uma contrapartida tanto para o leste europeu quanto a França. A recente oposição de Paris tem o fator de muitos investidores podem retirar seus investimentos caso uma reforma financeira seja implementada por Hollande.

Amanhã, será um dia intenso para Cameron. Tão logo consiga arrancar um acordo com a União Europeia. Ele voltará para Londres para convocar uma reunião de emergência de seu gabinete para decidir uma posição oficial do governo sobre o mesmo e assim anunciar a data do referendo. Mas poderemos ter uma série da BBC onde a batalha de Bruxelas vai terminar sem um final feliz tanto para Londres quanto para União Europeia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s