A morte de Scalia

No sábado a noite, o juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, Antonin Scalia morreu de causa não revelada em seu rancho no Texas. Mas a morte de Scalia criou um grande problema para Republicanos e Democratas sobre quem pode indicar o postulante a vaga de tal magistrado. Mas qual é o perfil do novo membro da Suprema Corte em um país tão polarizado como os Estados Unidos?

Scalia era um conservador e foi indicado pelo então presidente Ronald Reagan em 1986. Suas decisões eram baseadas na constituição e tinha interpretações conservadoras sobre a vida dos Estados Unidos. No caso americano, o pensamento de um juiz da Suprema Corte é importante por ser um grupo onde tanto conservadores quanto liberais cujo o resultado afeta a vida dos americanos.

A decisão do presidente democrata Barack Obama de indicar um nome para a Suprema Corte se aproveitando do recesso do senado americano, que ratifica ou rejeita uma indicação após uma intensiva série de sabatinas no Capitólio. Muitos republicanos estão revoltados com o fato de Obama ter o poder de mudar o frágil equilíbrio da Suprema Corte a favor dos liberais.

Tanto que republicanos moderados como o senador da Carolina do Sul, Lindsey Graham, pediu a Obama que indique um nome que seja de consenso para ambos os partidos. Durante a campanha das primárias no lado republicano como Ted Cruz deseja revogar as ordens executivas promulgadas por Obama via questionamentos na Suprema Corte tão logo assuma o poder.

A morte de Antonin Scalia pode criar uma crise política entre republicanos e democratas durante toda a campanha eleitoral deste ano. O senador republicano da Flórida, Marco Rubio citou Obama como um pato manco que não pode indicar um nome para substituir Scalia. Mas este pode ser um teste para a democracia americana em tempos de uma polarização tão acirrada em que as ideias foram esquecidas em um armário do pragmatismo e da realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s