Habla español?

Na madrugada de hoje, a rede de tv americana CBS realizou o debate entre os pré-candidatos republicanos. Donald Trump, Jeb Bush, Marco Rubio, Ted Cruz, John kasich e Ben Carson participaram de tal encontro que antecede a primária do estado americano da Carolina do Sul, que deve acontecer no sábado que vem. Mas o confronto direto entre os postulantes produziu faíscas.

Jeb Bush e Donald Trump trocaram farpas sobre a Guerra do Iraque, 11 de setembro e o governo de George W. Bush (irmão de Jeb) e a imigração ilegal. Marco Rubio e Ted Cruz apontaram os dedos tanto na questão conservadora quanto na origem cubana de ambos os candidatos com direito a Cruz falando uma frase em espanhol após Rubio acusar que ele não sabe falar tal idioma. John Kasich pedia mais propostas para a campanha enquanto Ben Carson se manteve calmo durante o quebra-pau republicano.

O resumo da ópera-bufa republicana mostra que a campanha negativa pode derrubar o partido nas eleições de 8 novembro. Enquanto os democratas focam sua campanha em torno das questões sociais. Os republicanos estão na busca desesperada pelo conservadorismo puro-sangue que só faz o partido perder votos ao longo da disputa presidencial.

Prova disso é a discussão sobre a indicação de um novo juiz para a Suprema Corte devido a morte do magistrado de tendência conservadora Antonin Scalia. O presidente democrata Barack Obama já afirmou que vai indicar um nome nas próximas semanas. Os pré-candidatos republicanos com a exceção de Donald Trump criticaram tal medida porque prejudicaria a pretensão de revogar as ordem executivas promulgadas por Obama.

A grande questão que fica é se os republicanos podem conquistar os votos tanto de centristas quanto de independentes após o processo de indicação do candidato para a corrida da Casa Branca. As críticas feitas por John Kasich mostram que existe alguém com bom senso e vencer os democratas com propostas e debate os problemas da nação do que uma simples questão se Cruz ou Rubio habla español.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s