Quem vai defender o legado de Obama?

Na madrugada de hoje, a rede de tv pública PBS realizou o debate entre os pré-candidatos democratas Bernie Sanders e Hillary Clinton. Mas o tema do encontro foi o presidente democrata Barack Obama. Enquanto Sanders prometeu que sua revolução irá expandir no caso da reforma da saúde de Obama, o medicare. Hillary manteve o seu foco na política externa em qual fez parte como secretária de estado entre 2009 a 2013.

O que fica claro no lado democrata é que terá que fazer uma ampla defesa da Era Obama como frisou o site da revista Fortune, de onde vi os melhores momentos do debate. O maior trunfo de Obama foi ter conquistado as minorias com políticas liberais e segundo alguns republicanos onde se teve uma clara interferência do estado nas questões sociais e morais.

Quando vemos um debate republicano. Donald Trump e Ted Cruz se digladiam para conquistar o papel do salvador da pátria dos Estados Unidos da visão europeísta e liberal de Obama. Ou o nobre leitor deste humilde blog já reparou que Marco Rubio usa o termo comandante-em-chefe e faz promessas em que vai restaurar o papel dos Estados Unidos como superpotência mundial.

Mas os democratas estão focados em temas como economia e questões sociais como a violência policial contra jovens negros. Os republicanos só falam de controlar a imigração ilegal e o fortalecimento das forças armadas como forma de dissuasão contra os tais inimigos dos Estados Unidos. Tal diferença parece assustar o eleitor centrista e independente que não vê uma proposta realista no horizonte.

O debate de ontem reforçou tal impressão que o legado de Obama vai ser discutido a fundo durante a campanha eleitoral. Isso vai ser de suma importância para Hillary e Bernie lançarem propostas mais realistas do que apoiar as monarquias do Oriente Médio ou aprofundar as reformas do sistema de saúde. Afinal, este é o último ano da Era Obama e o futuro vai ter que ser discutido com inteligência e mais realismo. A democracia americana agradece.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s