Kaesong

Hoje, a Coreia do Sul anunciou o fechamento do complexo industrial de Kaesong, que fica na Coreia do Norte. Pyongyang afirmou que tal medida é uma declaração de guerra e declarou que a Kaesong é uma zona militar além de cortar duas linhas de comunicação com Seul que serviriam como formas de contato para negociações entre os dois países em crises diplomáticas.

Seul e Pyongyang assinaram um armísticio para terminar com a guerra entre 1950 a 1953. Mas ambos os países tomaram caminhos diferentes como o capitalismo sul-coreano e o comunismo norte-coreano. Mas a eterna desconfiança entre tais países ganha contornos belicistas desde dos testes de ogivas nucleares feito pela Coreia do Norte que começaram em 2006.

Mas ambos os países viveram um período de aproximação nos anos 2000 que foi feita via a política do sol nascente adotada por Seul e formulada pelo presidente sul-coreano Kim Dae-jung como uma forma de aproximação entre tais nações através um amplo programa de ajuda econômica. Mas isso foi encerrado durante o mandato de Lee Myung-bak por suspeita de Pyongyang desviar o dinheiro para o programa nuclear.

Kaesong foi fruto desta política desde que foi inaugurada em 2004. Esse trabalho de aproximação foi feito por empresários sul-coreanos incentivados pela política do sol nascente. As duras palavras de Pyongyang afirmando que o fechamento do complexo industrial de Kaesong pode significar a ruína econômica para Coreia do Norte que não vive um bom momento econômico.

As sanções econômicas que possam ser impostas a Pyongyang pelos Estados Unidos podem piorar a situação. A Coreia do Norte pode adotar uma postura belicista em que não vai agradar nem o aliado tão poderoso como a China. O fechamento de Kaesong pode ser o estopim de uma nova fase nas relações entre as duas coreias tão distante dos tempos da política do sol nascente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s