O temor norte-coreano

No sábado, a Coreia do Norte confirmou que lançou um foguete ao espaço com o objetivo de colocar um satélite em órbita. Mas a Coreia do Sul afirmou que tal procedimento falhou e se tratou de um teste de um míssil. Nas últimas horas, o Pentágono confirmou que pretende ajudar Seul na construção de um sistema de defesa anti-míssil para um eventual ataque norte-coreano.

Ontem, a Coreia do Sul pediu uma reunião de emergência do conselho de segurança da ONU para tratar de tal problema. Mas ficou nítido que o ditador norte-coreano Kim Jong-Un apela para os mísseis e ogivas nucleares como uma forma de esquivar-se dos problemas internos como a fome e tentar controlar uma possível rebelião de sua população de suas loucuras megalomaníacas.

A Coreia do Norte está fora de controle. Nem mesmo a China consegue conter os ímpetos de Kim Jong-Un. Isso foi tratado no debate entre os candidatos republicanos nas eleições presidenciais nos Estados Unidos com a dura fala de Donald Trump afirmando que vai pressionar Pequim tanto na questão da Coreia do Norte quanto na área da economia americana.

Mas os norte-coreanos podem ter mais problemas. A China está cansada das atitudes tresloucadas de Pyongyang mesmo tendo um tratado de defesa mutua entre os dois países. Isso cresce com a retórica nacionalista do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe que aumentou o investimento no setor militar e mudou a interpretação do artigo 9 da constituição de 1947 em que permite uma investida militar japonesa no exterior como forma de ajudar países aliados como os Estados Unidos.

Kim Jong-Un utiliza de sua retórica belicista como uma maneira de chantagear as potências mundiais. Os Estados Unidos estão pedindo uma nova rodada de sanções como forma de punição pelo recente teste militar. Até agora, a China não se manifestou contra o lançamento de tal foguete. E assim cresce o temor norte-coreano de criar uma instabilidade no continente asiático.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s