Os apoios de Copenhague e Varsóvia

Hoje, o primeiro-ministro britânico David Cameron visitou a Polônia e a Dinamarca para conquistar apoios para a sua proposta de permanência do Reino Unido na União Europeia. Enquanto o premiê dinamarquês Lars Lokke Rasmussen defendeu a mesma dizendo ser aceitável e compreensível. A primeira-ministra polonesa Beata Szydlo apoiou o acordo afirmando que o plano bretão aumenta o poder dos parlamentos nacionais.

As palavras de Szydlo e Rasmussen vem em uma boa hora para o primeiro-ministro britânico. Isso com o fato que a campanha eurocética está dividida e deflagrada em um conflito interno sobre qual grupo vai liderar a campanha como o Vote Leave e o Leave EU. Isso facilita o trabalho dos europeístas que podem adotar uma postura única e aglutinar vários grupos com diferenças ideológicas, mas defendendo a permanência do país na UE.

A viagem a Polônia e Dinamarca tem sido estratégica porque os dois países são considerados eurocéticos e inclinados a adotar reformas na União Europeia em clausulas pétreas como a livre-circulação de pessoas entre os países-membros e o controle das fronteiras para a imigração. Tanto que Copenhague não adotou o Euro para manter sua soberania monetária.

Mas Varsóvia está receosa sobre a quarentena de 4 anos imposta aos cidadãos dos países-membros do bloco europeu que vivem no Reino Unido. Tanto que Szydlo prometeu discutir este assunto com o seu gabinete. Mas Cameron teve um encontro com o ex-premiê e lider do partido governista Justiça e Lei, Jaroslaw Kaczinski, para garantir o apoio polonês.

Nos próximos dias serão de intensas negociações entre Londres e Bruxelas sobre o acordo definitivo que possa ser aprovado pelos chefes de estado e de governo dos 28 países-membros da União Europeia. Vai ser um longo trabalho para formar um consenso que possa diminuir os ânimos tanto no Reino Unido quanto no continente europeu onde Cameron tem apenas o apoio de Copenhague e Varsóvia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s