A Europa rejeita Cameron

Quando um continente tem problemas graves e um líder de um país tenta apresentar uma proposta para reformar as instituições continentais. Isto cria um sentimento de ojeriza e rejeição a qualquer palavra dita por ele. É assim que transcorre as negociações entre o primeiro-ministro britânico David Cameron com a União Europeia para a permanência da ilha britânico no bloco europeu.

A proposta apresentada por Cameron não agrada tanto europeístas quanto eurocéticos. O acordo que inclui a quarentena de quatro anos para que imigrantes europeus tenham acesso aos programas sociais junto com a clausula que permite que os parlamentos nacionais possam vetar leis e decisões feitas pela União Europeia cria uma sensação de que pouca coisa foi feita.

Cameron quer evitar mudanças nos tratados que regem a União Europeia, que demandaria uma ampla discussão entre os países-membros. Com a proposta que foi aprovada nessa semana poderia alterar o processo de admissão de novos países-membros junto com a alteração dos futuros acordos transnacionais. Isso cria um embaraço onde o premiê britânico aparece como um naufrago em uma ilha deserta.

Essa sensação é evidente pelo desconforto da imprensa local pelas proposta feita por Cameron. O primeiro-ministro exigia grandes mudanças e amplas reformas na União Europeia para depois prometer apenas novos controles sobre o sistema migratório junto com a resolução dando poderes aos parlamentos nacionais para vetar leis aprovadas pelo bloco europeu.

Há duas semanas da cúpula da União Europeia em Bruxelas mostram quão difícil será convencer os 27 líderes europeus sobre a necessidade das mudanças propostas por Cameron. Com a oposição do presidente francês François Hollande e dos mandachuvas dos países do leste europeu. Teremos uma longa negociação que vai exigir mais argumentos do que uma retórica fraca como foi adotada por David Cameron.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s