Cameron: ame ou deixe-o

O Reino Unido está vivendo dias de tensão sobre a proposta de acordo feita entre o primeiro-ministro David Cameron junto com o presidente do conselho europeu, Donald Tusk. Ambos vão se encontrar amanhã em Londres para discutir mudanças na minuta que garante a permanência da nação britânica na União Europeia. Mas Cameron sofre críticas tanto dos conservadores quanto dos trabalhistas.

Se no próprio partido conservador existe um racha entre europeístas e eurocéticos. Isto se agrava pelo descontentamento de ambos os lados com um acordo de permanência pouco ambicioso e que não cumpre a promessa de uma mudança radical sobre questões como imigração e a relação entre Londres e Bruxelas como foi prometido por Cameron ao lançar o referendo em janeiro de 2013.

Mas o conflito entre europeístas e eurocéticos é nítido no parlamento britânico. Enquanto conservadores como o ex-secretário de defesa Liam Fox, Jacob Rees-Mogg e até o prefeito de Londres Boris Johnson questionaram a capacidade de Cameron como negociador. Já os trabalhistas defendem a permanência do Reino Unido na União Europeia, mas com ressalvas a condução da negociação feita pelo premiê britânico.

Até a data do referendo é vista com desconfiança. Os first-ministers da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte não querem que a votação seja realizada em junho caso o acordo seja aprovado pelos 27 países do bloco europeu. Cameron já enfrenta oposição do presidente francês François Hollande, que criticou a proposta de que os parlamentos nacionais possam vetar leis europeias.

Assim, David Cameron desperta a seguinte frase entre os britânicos: Ame ou deixe-o.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s