Cruz e Clinton

O caucus de Iowa nos mostrou quem pode despontar para a indicação tanto de democratas quanto dos republicanos. O senador texano Ted Cruz venceu o bilionário fanfarrão Donald Trump na disputa republicana enquanto Hillary Clinton derrotou Bernie Sanders por uma margem de 0.2% percentuais no lado democrata. A corrida pela Casa Branca será acirrada como nunca.

Ted Cruz conseguiu conquistar o eleitorado conservador em Iowa por fazer uma campanha intensa nos 99 condados do estado. Isso estimulou a militância dos republicanos a irem aos centros de votação para discutir quem levaria o apoio dos 30 delegados do partido que representam Iowa na convenção que confirmará o nome de Cruz como o candidato republicano.

Hillary Clinton teve uma vitória apertada em Iowa. A adesão em peso do eleitorado jovem a Bernie Sanders se mostrou um formidável adversário. A participação deste grupo foi muito alta no estado mesmo que uma nevasca caia no momento do caucus. Isso pode soar uma fragilidade aos democratas por mostrar um partido dividido em dois polos tão dispares em ideias e propostas.

Iowa já fez baixas como a suspensão das campanhas do republicano Mike Huckabee e do democrata Martin O’Malley. Favoritos como os republicanos Ben Carson e Jeb Bush reforçam suas atenções para a votação da Carolina do Sul que antecedem a super terça onde vários estados realizam tanto primárias quanto caucus e primacaucus para a escolha de um candidato.

New Hampshire vai oferecer um novo desafio para Cruz e Clinton. Bernie Sanders lidera no estado enquanto Donald Trump pode ganhar força para a disputa nacional. Além de fortalecer o nome de Marco Rubio, o senador republicano da Flórida. Isso será importante para a disputa entre republicanos e democratas nos próximos meses para a corrida da Casa Branca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s