A proposta de Cameron

Hoje, o presidente do conselho europeu, Donald Tusk, publicou a minuta do acordo que vai permitir a permanência do Reino Unido na União Europeia. O ponto de conflito que seria a quarentena de quatro anos para cidadãos dos países-membros do bloco possam ser atendidos pelos programas sociais do governo britânico foi resolvida com a instituição do Emergency Brake previsto nos tratados da UE.

Mas haverá resistências entre os países-membros da União Europeia. Tanto Polônia que é crítica a quarentena dos programas sociais para os imigrantes quanto a França e seu ceticismo sobre a proposta britânica que cria salvaguardas para o mercado financeiro londrino da fiscalização imposta por Bruxelas. Isso pode criar empecilhos para o primeiro-ministro britânico David Cameron.

Cameron vai visitar a Dinamarca e Polônia na sexta-feira como uma ofensiva para convencer os líderes europeus apoiarem a sua proposta de permanência do Reino Unido na União Europeia. Mas a situação em casa pode lhe criar sérios problemas como um racha dentro do partido conservador e uma frustração de grupos europeístas pelo fato da falta de ambição do acordo.

Os partidos britânicos estão ansiosos em saber se o referendo possa ser feito em junho de 2016. A crítica em relação a data tem sido feita pelo partido nacionalista escocês SNP por ficar muito próximo das eleições locais marcadas para maio. Mas caso o acordo seja aprovado tanto por Londres e quanto por Bruxelas poderá se importante para antecipar a votação antes do recesso do verão europeu.

Cameron terá mais de duas semanas para uma ofensiva para conquistar apoio dos 27 líderes dos países-membros da União Europeia na cúpula dos dias 18-19 de fevereiro. Este escasso tempo será necessário para dissipar as dúvidas além de discutir uma questão muito cara ao futuro do Reino Unido no bloco europeu. Essa pode ser a proposta de David Cameron.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s