A resiliência de uma nação

Na segunda guerra mundial, o Reino Unido resistiu bravamente a selvageria dos bombardeios nazistas. Mas no pós-guerra, a economia britânica viveu anos de austeridade e com controle sobre o consumo de alimentos através de cupons distribuídos pelo governo. Isso permitiu que a sociedade adotasse uma capacidade de adaptação a momentos adversos.

Isso se nota aqui no Brasil. Nossa sociedade sobreviveu as desventuras econômicas que tentaram conter a inflação. Mas temos a incertezas como o aumento do desemprego e uma certa confusão sobre qual plano que devemos adotar para superar uma crise política-econômica que vivemos. Nossa capacidade de absolver as pancadas para ser usada como uma motivação para solucionar o problema parece ineficaz.

As crispações ideológicas são inúteis. A sociedade demanda uma ampla discussão sobre temas importantes como reformas nos sistemas previdenciário e tributário. Além de um desmantelamento dos gastos obrigatórios do orçamento e uma desindexação de nossa economia para permitir um planejamento flexível tanto da projeção de receita quanto do levantamento de despesas.

Mas isso não se vê neste vasto território. Os analistas querem comparar o Brasil aos Estados Unidos, França ou Suécia. Mas se esquecem que tais países moldaram suas economias baseados no principio do equilíbrio da economia de mercado junto com o estado de bem-estar social. Ambos atendam os anseios de uma sociedade que deseja uma ascensão social via o trabalho duro.

Isso criou uma capacidade de resiliência onde as pessoas conseguem superar seus problemas ao ter uma criatividade para obter renda mesmo em um cenário adverso. Quando sociedades estão aptas a exigir do estado e políticos uma solução para uma crise que seja sensata e que os efeitos colaterais sejam amenizados. É disso que precisamos para o nosso Brasil.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s