Não temos acordo em Londres ainda

Há poucos minutos, o presidente do conselho europeu, Donald Tusk deu uma declaração que não se tem um acordo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. Tanto Tusk quanto o primeiro-ministro britânico David Cameron afirmaram que tiveram um bom encontro. Mas o estafe de ambos os dirigentes estão reunidos para trabalhar sobre um possível texto para mesmo.

Especulava-se que um acordo seria fechado hoje para ser apresentado na cúpula da União Europeia nos dias 18-19 de fevereiro e que um referendo poderia ser realizado no Reino Unido antes do recesso do verão europeu. Mas iria coincidir com as eleições locais que vão escolher os novos parlamentos na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte além da disputa para a prefeitura de Londres.

Mas o principal entrave do acordo se encontra na quarentena de quatro anos para cidadãos de países-membros da União Europeia para serem aptos a receber benefícios dos programas de assistência social como Tax Credit. Outro ponto é o controle sobre a livre-circulação de pessoas entre os países do bloco europeu que ainda está sobre discussão entre Bruxelas e Londres.

Espera-se um acordo fechado até amanhã e que a proposta seja divulgada na segunda ou terça dessa semana. Isso pode ser o passo inicial da campanha tanto dos europeístas quanto dos eurocéticos. Isto pode criar uma divisão dentro do governo caso o texto seja aprovado por Londres e Bruxelas para depois ser submetido ao referendo que pode ser antecipado para esse ano.

O primeiro-ministro britânico terá uma longa noite para estabelecer o texto base para o acordo entre Londres e Bruxelas. David Cameron ainda terá que ler sobre a repercussão nos tabloides e jornais para dizer a posição exata de Downing Street sobre a proposta que ainda precisa ser aprovada pela União Europeia na próxima cúpula em fevereiro. Não temos um consenso ainda em Londres.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s