Challenger

Era uma linda manhã ensolarada na Flórida. Todos os americanos estavam ansiosos para ver o lançamento do ônibus espacial Challenger. A América esperava as aulas da primeira civil a ir ao espaço, Christa McAullife. Mas os anseios de uma nação duraram apenas 73 segundos quando tal nave explodiu em pleno ar após o seu lançamento matando todos os ocupantes.

O acidente do Challenger foi um marco na história de voos espaciais. Era o primeiro incidente envolvendo uma nave desde da explosão do Apollo 1 durante testes na base de lançamentos. Além do fato do lançamento ter sido transmitido ao vivo pelo canal de notícias CNN. Tanto que o presidente americano Ronald Reagan cancelou o Estado da União diante do luto que o país vivia.

O programa espacial americano foi paralisado por dois anos para que o acidente fosse investigado de forma independente. Tal comissão foi chefiada por Neil Armstrong. O caso foi retratado na série Punky onde a personagem se inspirava em Christa. Mas sofre o baque do acidente. Então, o astronauta Buzz Aldrin teve a missão de consolar a pobre menina.

A América estava incrédula ao ver aqueles 73 segundos enquanto o mundo se perguntava se valia a pena correr riscos para manter a presença humana no espaço. Os brios da corrida espacial tinha se esvaziado depois da ida do homem a lua. Os Estados Unidos criaram um programa de ônibus espacial onde naves seriam reutilizadas em várias missões no espaço.

Os americanos se recuperaram do trauma quando o programa espacial foi retomado após o fim das investigações. Mas a lembrança de Christa McAuliffe permaneceu na memória das crianças que esperavam a primeira aula de uma professora no espaço. Esse foi um momento onde aqueles que viveram aquele 28 de janeiro de 1986 nunca vão esquecer de suas vidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s