O respeito as liberdades

Em um democracia, a cultura do respeito as liberdades individuais é um pressuposto de extrema importância como uma forma de preservação da mesma. Duas notícias colocam isso em contexto apropriado. O julgamento dos jornalistas turcos, Can Dundar e Erdem Gul por publicarem reportagens em que a Turquia estaria armando milicias islamista junto com a renúncia da ministra da justiça da França, Christiane Taubira, por sua discordância a nova lei anti-terror proposta pelo premiê Manuel Valls.

Enquanto Dundar e Gul estão sendo julgados por publicar reportagens contrárias aos interesses do governo. A ministra da justiça da França renunciou ao cargo por não concordar com a proposta de remoção da cidadania francesa de pessoas que participam de ataques terroristas por violar os seus princípios além de criar um sentimento de patriotismo extremado.

Tais notícias mostram como as democracias podem ter sido afetadas pelo pendor autoritário da manutenção da ordem. Dundar e Gul estão sendo acusados de espionagem. É comum a prisão de jornalistas na Turquia desde que o partido AKP chegou ao poder em 2002 sob a liderança do atual presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que rejeita a liberdade de expressão de forma veemente.

O caso turco complementa a notícia francesa ao vermos o estado como um fiador da lei e ordem. Os grupos de direitos humanos tanto na França quanto na Turquia pleiteiam a preservação das liberdades individuais. Mas isso soa como se fosse uma pregação no deserto diante de um cenário desolador no mundo geopolítico como a guerra civil na Síria e os ataques terroristas do Daesh.

Dundar e Gul são o exemplo da resistência do jornalismo diante das pressões de um governo que age de forma autoritária enquanto Taubira representa aqueles que tem princípios e não os violam em favor de uma decisão política que pode lhe custar a carreira. Agora é um momento onde turcos e franceses precisam ir as ruas para defender a liberdade como fazem Dundar, Gul e Taubira.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s