A sensatez de Widodo

Enquanto o mundo enfrenta a ameaça do Daesh. Um simples homem lida com isso com palavras sensatas e sem apelar para uma retórica belicista. Este ser é o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Seu país foi alvo de um ataque terrorista onde dois civis foram mortos enquanto 5 militantes do Daesh morreram durante um confronto com a polícia local na capital Jacarta.

Após os ataques, Widodo não declarou uma guerra aberta ao Daesh. Mas procurou tranquilizar a população ao dizer para não terem medo e que tenham uma vida normal. Ele fez um discurso pacífico e não pediu a alteração das leis anti-terrorismo para poder atacar os militantes terroristas. Ele simplesmente pediu que os indonésios não temessem os tempos difíceis que viverão.

Isso é um contraste com a situação francesa onde o presidente François Hollande pediu que a Assembleia Nacional autorizasse a extensão do estado de emergência por mais três meses para combater o terrorismo. Tanto que o primeiro-ministro Manuel Valls defendeu o controle das fronteiras europeias em uma entrevista a BBC durante o forum econômico mundial de Davos.

Mesmo enfrentando o mesmo problema que a França. A Indonésia mostra ter uma sensatez nunca antes vista. O país enfrentou atentados terroristas na década passada como a explosão de uma boate frequentada por turistas na ilha de Bali em 2002. Mas adquiriu uma experiência em lidar com o terrorismo com o preparo de suas forças de segurança.

As palavras ditas por Joko Widodo são um sinal claro de uma lucidez necessária para encarar de frente o problema do terrorismo, mesmo ele sendo criticado por sua posição linha dura no combate a drogas com a defesa da pena de morte para traficantes. Isto mostra que temos um homem sensato disposto a combater isso sem usar o histrionismo, mas com palavras corajosas e sensatas.

Anúncios

Um comentário sobre “A sensatez de Widodo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s