A sobriedade

Semana passada, estava no grupo de economia onde um membro tinha postado no mural uma mensagem perguntando sobre a Petrobras. Enquanto os entendidos ficavam falando mal deste desgoverno que vivemos (no qual concordo). Este que vos posta falou dos problemas e efeitos colaterais do nacional-desenvolvimentismo acarreta em uma nação como o Brasil.

O membro criticou os colegas de grupo que só xingavam o petismo e não tinham um pensamento sensato sobre a economia e elogiou a minha sobriedade nos meus comentários. Até fiquei com o ego lá em cima, mas recobri a consciência e refleti sobre o momento que nós vivemos diante das incertezas econômicas produzidas por estes governo e seus tecnocratas.

O problema não está em jogar a culpa no petismo e no tucanato. Temos que entender que a economia não aceita populismos. É como você soubesse a resposta de um problema, mas tenta forçar tal na solução de um exercício de matemática (tempos da professora Silvia). O cenário econômico exige soluções sensatas e que possam produzir resultados satisfatórios para a população.

Os governos tanto de esquerda quanto de direita tem que adotar uma agenda pragmática na economia para tentar evitar as armadilhas ideológicas só fiquem nas decisões como a expansão ou corte dos gastos públicos. As grandes reformas econômicas que foram empregadas nos últimos anos tinha o foco a questão de um estado eficiente e não-intervencionista no setor produtivo.

A economia precisa recuperar a sua credibilidade além da necessidade de reformas que possam aperfeiçoar o sistema tributário. Equilibrar as contas da previdência pública. Além de desmantelar o super-estado criado com o intuito de desenvolver a nação com o custo caro e ineficiente. Espero que os membros do grupo de economia parem de culpar alguém pelos males da nação e tente ter sobriedade para encarar a situação problemática do cenário econômico tupiniquim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s